quarta-feira, 2 de julho de 2014

A história da fotografia de moda.

Olá, hoje trouxe para vocês um assunto muito legal, a história da fotografia de moda, o post ficou bem longuinho, mas vale muito a pena ler e conferir as imagens:

A ligação entre moda e fotografia já estava presente em 1830, porém elas só foram relacionadas realmente no começo de 1900- 1920.
Em 1856 Adolphe Braun publicou um livro com fotografias de Virginia Oldoini, condessa de Castiglione, uma nobre corte de Napoleão III na Toscana. Hoje em dia Virginia é considerada a primeira modelo de moda.
No século 20, os avanços de impressão permitiram que a fotografia de moda passasse a ser destaque em revistas, as primeiras revistas a utilizarem essas fotografias foram às francesas, entre elas a La modo practique.
O fotografo Steichen tirou fotos em 1911 de vestidos desenhados por Paul Poiret, essas fotos publicadas em abril do mesmo ano na revista Arte e Decoração são hoje consideradas a primeira sessão de fotos de moda moderna por ter foco na valorização da roupa.
Entre as décadas de 20 e 30 as revistas Vogue e Harpers Bazaar dominavam o campo de fotografia de moda, os fotógrafos de destaque eram Edward Steichen, George Hoyningen- Huene, Horst P. Horst e Cecil Beaton, eles revolucionaram transformando o gênero de fotografia em arte.
Com a Segunda Guerra, o destino foi os Estados Unidos, onde a Vogue e a Harpers continuaram a rivalidade.
Em 1936 o fotógrafo Martin Munkacsi fez as primeiras fotos de modelos em poses esportivas na praia, e a revista Harpers introduziu esse tipo de fotografia em sua revista.
O fotógrafo Richard Avendon também revolucionou fotografando no pós Segunda Guerra à imagem da mulher moderna, já o fotógrafo John French adequou para a reprodução em papel de jornal, envolvendo luz natural e de baixo contraste.
Hoje os fotógrafos de moda de destaque são Patrick Demarchelier, Steven Meisel, Mario Testino, Peter Lindbergh e Annie Leibovitz. 


Modelo Marion Morehouse e atriz Helen Lyons
Modelo Marion Morehouse e atriz Helen Lyons em um vestido de manga longa por Kargère;máscaras pelo ilustrador WT Benda, 1926.

Sapatas da noite por Vida Moore, 1927.
Sapatos de noite por Vida Moore, 1927

Vestidos de Vionnet de 1930
Modelo Marion Morehouse e modelo não identificado usando vestidos de Vionnet, 1930.


Edward Linley Sambourne fazia fotografias com uma câmera escondida do que as pessoas usavam pelas ruas de Londres e Paris.




Steichein para a Vogue de 1928

FAHEY / KLEIN GALERIA: George Hoyningen-Huene
Josephine Baker, 1929/ George Hoyingen- Huene


FAHEY / KLEIN GALERIA: George Hoyningen-Huene
Agneta Fischer, Swimwear por Schiaparelli, 1931/ Fotógrafo George Hoyingen Huene

FAHEY / KLEIN GALERIA: George Hoyningen-Huene
Vestido por Paquin de 1934/ Fotógrafo George Hoyingen Huene

Horst P Horst, 'Mainbocher Corset', 'Vogue americana', 04 março de 1939 © Horst Estate / V & A Museum
Horst P Horst, 'Mainbocher Corset', 'Vogue americana', 04 março de 1939 Horst Estate 

John French, 'Skater EUA UMA Pelé Digby Morton aparado casaco de Veludo', 'Daily Express' de 1955 © V & A Museum
John French, 'Skater usa uma pele Digby Morton aparado casaco de veludo', 'Daily Express' de 1955 

Ronald Traeger, 'Twiggy Twiggy EUA vestidos de Battersea Park, Londres los ", Estudo de moda de para' Vogue britanica, Idea Young ', julho 1967
Ronald Traeger, 'Twiggy Twiggy usa vestidos de Battersea Park, em Londres ", Estudo de moda para' Vogue britânica, Idea Young ', julho 1967

Blumenfeld, Vogue de 1949 e 1950



John Rawlings, Vogue de 1954

1967

modelmuse_03el

Muito legal né? Eu particularmente amo conhecer a história de tudo que envolve a moda, ainda mais sendo fotografia.
Espero que tenham gostado!
Beijos, Carol!


Fontes: http://tmagazine.blogs.nytimes.com/  http://petapixel.com/  http://lyonshumphrey.blogspot.com.br/  http://www.gosee.de/  http://www.historyextra.com/

Um comentário:

  1. Eu gostei bastante, as mulheres eram muito mais elegantes que hoje em dia. Parabéns!

    ResponderExcluir